quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Malhação e a mente de nossas crianças!

Bem, como Malhação é uma novela muito culta e de grande importância para a televisão brasileira, ela resolveu fazer a seguinte pergunta: " Traição tem perdão?'.
Aí vem uma crinaçinha de 6 anos que mal sabe ler, se questionar se vale a pena perdoar uma traição. Entendo que os jovens precisem aprender a viver, mas acredito que alguns assuntos podem ser discutidos de forma mais leve. Porque para que houvesse essa discussão metade do periodo da novela a menininha traia o namorado com o melhor amigo e assim as crianças vão aprendendo a valorizar às amizades e o amor.
Fico chocada com o que eu assito na TV e fico com medo de criar um filho. Não saberia lidar com o bombardeio de dúvidas que existe na mente de uma criança. Eu já fui uma, mas apesar de toda vontade de ser grande, respeitei o limite de minha mente e tentei me concentrar em coisas para a minha idade embora não gostasse muito. Meus pais foram importantes para me mostrar que cada coisa seria ao seu tempo, eu é que nunca tive muita paciência.
O fato é que hoje por sorte tenho maturidade suficiente para entender a gravidade dessa pergunta, o que não aconteceria comigo há 7 anos por exemplo, idade em que eu queria curtir todas e mesmo querendo casar não me apegava à questões como essa.
O que quero dizer finalmente é que eu acho que muitos assuntos são abordados de forma muito liberada, o que muitas vezes pode confundir a mente de uma criança ou de um adolescente. Me preocupo com isso, porque as criançãs estão com nosso futuro em suas mãos, não podemos criar seres confusos. A medida certa afinal e não sei, e talvez eu esteja sendo radical, quando por um lado eu me sinto totalmente liberal. Mas eu penso sim, que cada coisa deve ser tratada à seu tempo, para que não existam jovens alucinados, maníacos e perturbados.
Agora: se eu perdoaria uma traição?. Aí já é assunto para outro post!.

Você sabia que..............

...o nome "Óscar" para o trófeu máximo de cinema (representação na imagem), originou-se depois que uma bibliotecária da Academia, Margaret Herrick, observava a estatueta e comentou: "Parece meu tio Oscar"? O crítico de cinema Sidney Skolsky ouviu o comentário e o publicou, fazendo com que ele se propagasse.

Nossa como detesto o Oscar............E piorou depois que eles resolveram dar migalhas aos filmes estrangeiros, muitas vezes mais capacitados à ganhar prêmios que eles.


Ainda sobre Fidel e o Comunismo:
Quando fui morar na Rússia eu sabia nada daquele país. Um professor meu aliás fez o favor de me assutar dizendo que ao morar lá eu não veria o sol. Quase me transtornou e me traumatizou.
Meu pai sempre sonhou em morar lá quando a Rússi era conhecida como "Cortina de Ferro", pois segundo ele ganhava-se mais, logo juntava-se mais dinheiro. Mas nós só coneseguimos chegar por lá em 1995, 4 anos depois do grande acontecimento que foi o fim do Comunismo.
Mas somente com o tempo é que fui entender o que o fim do Comunismo havia feito com àquele país. Faltava de tudo quando cheguei por lá, mas eu não entendia muito sobre política e etç. Lembro que fui ao primeiro supermercado, à inauguração do 3º Mac´Donalds, e tantas outras descobertas. Amigas minhas não usavam desodorante, elas não sabiam para que servia. Parece bobagem, mas o mundo foi aparecendo aos russos de forma lenta, embora eu credite que um pouco brutal.
Agora o cômico era ver os idosos reclamando da nova fase Globalizada da Rússia. Pelo menos metade de meus amigos com mais de 60 anos reclamavam, xingavam, diziam que o Comunismo era melhor e que eles eram felizes e não sabiam. Agora a mesma pergunta para um jovem já não teria a mesma resposta. Afinal, quem gostaria de viver num país em que para tudo era em fila e regado. Minhas amigas curtiam cada momento, cada show, cada moda nova, revistas de fofocas, cabelos pintados e computador..........Parece bobo mesmo, mas eu aprendi muito com esse povo, que antes nada tinha. Agora até possuem, embora a Rússia, como quase todos os países precise de um pouco de tempo para se livrar de alguns fantasmas.
Assim como será em Cuba. Novidades, recuperação lenta e um fantasma chamado Fidel assombrando por todos os lados. Será lembrado como um héroi, mas a nova fase será aclamada e recebida com braços abertos. Finalmente uma certa liberdade àquele povo tão sofrido. Estou orgulhosa de ver Fidel tomando uma decisão desse nível. Espero que tudo ocorra sem graves incidentes. O povo cubano merece ser feliz!.