quinta-feira, 7 de abril de 2011

Palavras do dia: Admirar e admirar-se

Vladimir Brichta disse à revista Quem que sua esposa, Adriana Esteves é um ser humano apaixonante.
Quando li isso, perguntei ao noivorido se eu também era (rs). Ele respondeu que sim.
Fui dormir pensando no que é ser apaixonante.
Todo mundo sabe que eu sou extremamente auto critica. Geralmente se algo sai do eixo eu me culpo e me puno de forma severa, mas raramente me auto elogio ou me admiro e é exatamente por isso que não saberia dizer se sou assim tão apaixonante como noivorido me disse. E tenho certeza que preciso não só escrever sobre admiração, eu preciso aprender a me admirar mais.
Mas sei que ele (noivorido) para mim é exatamente assim. Eu o admiro, e para mim ele é muito apaixonante, por todas as coisas boas que faz por mim e é.
Acredito que muito além do amor, o casal tem e deve se admirar. Não adianta estar ao lado de alguém pelo qual você só sente vontade de ir pra cama. Ou também não é legal só conversar, ou só dizer que ama. É um conjunto de qualidades, que você vai admirando dia a dia. Amar e se relacionar é uma tarefa que deve ser prazerosa, contagiante.

Claro, nem todo dia você olhará para o outro com olhinhos cheios de cristais. Somos errantes, caímos, tropeçamos feio, mas mesmo assim, lá no fundo é importante olhar para ela e se sentir feliz.
E não se esquecer de se amar primeiro. Isso já é algo clichê, mas é a verdade. Ninguém ama, sem se amar.
E acho que isso de admirar, vale para todas as relações de nossas vidas. Admiro meus pais, meus irmãos, meus sobrinhos e tenho àqueles amigos que eu admiro pela história, pela luta, pelo destino escolhido. Admiro pessoas que amam-se, que vencem a vida com dignidade.
É isso. A palavra do dia é: admiração. Admire a vida, admire seu amor, seja grato, seja apaixonante e apaixonado.