terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dica 11 para a Secretária: cuidado com as reclamações

Dica 11:
Se estiver te agoniando, respire.

Essa dica eu resolvi dar, hoje, enquanto almoçava. Saí da repartição meio angustiada. Não saberia dizer o que está havendo, mas percebi que ando reclamando demais. E não é do chefe não, mas de pessoas do mesmo nível que eu. Ok. Eu tenho meu direito de achar uma coisa ou outra errada e revindicar, ou tentar mudar algo. Mas não é certo fazer disso algo rotineiro e muito menos compartilhar isso com outras pessoas.
O conselho que dou à você Secretária linda e bem sucedida e para mim, obviamente, é que não adianta. Algumas coisas não mudarão e o que tem que ser feito deve ser feito da melhor forma possível. É preciso seguir as regras, respeitar a hierarquia e se colocar no lugar da outra ou do outro.
Outra coisa que eu digo e aconselho, e essa vai para você Secretária de Diretoria, Presidência, ou qualquer área top de linha: abaixo de você tem um monte de Secretária que de duas uma: ou é melhor do que você ou ainda não teve a oportunidade e outra,  você um dia foi como ela, então sabe como é chato ser subordinado ou subordinada. Haja com coleguismo, trate de facilitar as coisas, saiba se explicar. Porque eu aprendi que esse lance de pedir e insistir dentro de uma empresa é algo desgastante, mas se no meio do caminho você se depara com uma Secretária arrogante e cheia de dedos, o trabalho não vai desenvolver. É preciso ter harmonia, diálogo e muita compreensão entre as meninas Secretárias. Observe que todas nós precisamos umas das outras, uns dos outros e assim de forma coletiva vamos criando um ambiente mais gostoso. 
E lembre-se: não reclame. E se reclamar, faça no banheiro em frente ao espelho. Ninguém de fato precisa ouvir seus desesperos e indignações, muito menos seu chefe.
Beijos e beijos!

Dica 10 para a Secretária: o cabelo

Dica 10:
O cabelo e o seu trabalho

Eu deveria ter seguido essa dica quando fui fazer a entrevista para trabalhar na repartição. Eu usava um cabelo com mexas laranjas (oi?). Sim, laranjas. Era para ter ficado vermelho, mas não ficou né?. Aí eu paguei este mico, por uns 4 meses, até que chefinho das antigas me sugeriu (obrigou), a mudar o tom do cabelo. 
Depois disso passei a organizar a vida financeiramente para manter os cabelos mais bonitos e com um tom mais agradável. 
Porquê não tem jeito, se você é Secretária Executiva, não pode ousar com cortes super hiper mega modernos e nada de usar cores restartes não. Nada de rosa, laranja, azul, verde, mexas californianas. Tem que ser algo muito discreto, tem que mostrar, como quase tudo na profissão, equilibrio e segurança. 
E sugiro, que mesmo com um orçamento apertadinho, você vá ao salão, faça uma hidratação, mantenha o corte atualizado. Encontre uma pessoa que saiba cuidar do seu cabelo e te deixe linda. Faça o que for preciso para mantê-los longe da rebeldia e da ousadia.
Se ele for comprido, não necessariamente tenha-os presos, mas também não saia de casa, nunca, como se você fosse pré-adolescente indo para a escola. Eles precisam estar tão bonitos quanto você. A não ser que a empresa exija que você use coques ou um amarradão com rabo de cavalo, ou com trança. Até porque seguir a política da empresa é importante. Se seu cabelo é curto, também não dá para fazer um penteado mais radical, com pontas desconexas, como se você fosse para um baile. 
Eu sei que é um dos itens mais complicados e muitas vezes caros de serem mantidos, mas vale a pena, pois como é sempre dito, Secretária é o cartão de visitas da empresa, então o cabelo é muito importante neste quesito.